O buddhismo tântrico ou Vajrayāna é a tradição buddhista predominante no Tibet, Nepal, Butão, Mongólia e norte da Índia. Suas práticas enfatizam o uso de visualização, recitação e meditação.O buddhismo tibetano possuiu quatro escolas — Nyingma, Kagyü, Sakya e Gelug. O Vajrayāna também foi influente na China e no Japão através de duas escolas, a Mi-tsung/Shingon e a T'ien-t'ai/Tendai.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Os Oito Símbolos Auspiciosos










Os Oito Símbolos Auspiciosos


Dois Peixes Dourados

Simboliza a auspiciosidade de todos os seres no estado de destemor, sem perigo de se afundar no oceano dos sofrimentos, e migrando sempre livremente e espontaneamente, como peixes que nadam sem medo nas águas.

Libertados da Roda Cíclica (Samsara) simbólica. Na Tradição Indiana, os dois peixes representam os Rios sagrados Ganges e Yamuna.

Símbolo de sua salvação do sofrimento e vida do Oceano Terreno.

Significa sabedoria perfeita


Parassol Precioso

Simboliza a atividade beneficente de proteger os seres de doenças, forças danosas, obstáculos e coisa similares nesta vida, e todos os tipos de sofrimentos, temporários e duradouros, dos três reinos inferiores, e do reino dos homens e deuses em vidas futuras. Também representa a alegria de uma festa beneficente sob sua sombra fresca.

Significa o respeito universal sentido por seres iluminados.




A Grande Flâmula Circular

A flâmula da vitória simboliza a vitória das atividades do próprio corpo, fala e mente como também dos outros sobre os obstáculos e negatividades.

Flâmula que celebra a vitória completa da Doutrina do Budismo sobre todas as forças danosas e perniciosas; a vitória dos ensinamentos iluminados, conhecimento sobre ignorância, superando todos os obstáculos e conquistando felicidade.

Proclama a superação da ignorância, como resultante da ação de seguir o Dharma



Vaso dos Grandes Tesouros

Simboliza a chuva infinita de vida longa, bem estar e prosperidade e todos os benefícios deste mundo e liberação.

Contém jóias espirituais

Se você despretensiosamente segue o Dharma, você terá vida longa e prosperidade continuamente. Significa inimagináveis bênçãos da presença iluminada e a satisfação dos desejos espirituais e materiais.




Roda Dourada de oito pontas

A Roda Dourada simboliza a auspiciosidade do girar da roda preciosa da doutrina de Buda, tanto nos ensinamentos quanto nas realizações, em todos os reinos e em todos os tempos, capacitando os seres a experienciar a alegria dos feitos e liberação beneficentes.

Seguir o caminho do Dharma (Dharmachakra) a roda gira perpetuamente para propiciar os ensinamentos.

Ao mostrar visão correta, pensamento correto, fala correta, ação correta, vida correta, esforço correto, comprometimento correto e concentração correta despertará todas as suas habilidades.




O Nó Eterno

Simboliza a dependência mutua da doutrina religiosa e dos assuntos seculares. Do mesmo modo que representa a união da sabedoria com o método, a inseparabilidade do vazio e o surgimento dependente na hora do caminho, e finalmente, na hora da iluminação, a completa união da sabedoria com a grande compaixão.

O nó da Existência, significando coincidência auspiciosa ("tendrel") que surge da peça dos fenômenos entrelaçados e é dependente das causas e condições.

Transcendendo a vontade e sabedoria de compaixão lhe trará harmonia e iluminação ilimitados.



Flor de Lótus

Simboliza a completa purificação das contaminações do corpo, fala e mente, e o total desabrochar dos feitos beneficentes numa liberação abençoada.

Emblema da Pureza Original da Mente Iluminada.

Agir na pura compaixão resultará em sua felicidade e iluminação




Corneta de Concha Branca

Simboliza o som melodioso, profundo e de longo alcance dos ensinamentos do Dharma, que por ser apropriado para as naturezas diferentes, predisposições e aspirações dos discípulos, desperta-os do longo repouso da ignorância e os encoraja a conquistar o bem estar de si-mesmos e dos outros.

Proclama a Fama dos Santos e seus ensinamentos iluminados

Um comentário: