O buddhismo tântrico ou Vajrayāna é a tradição buddhista predominante no Tibet, Nepal, Butão, Mongólia e norte da Índia. Suas práticas enfatizam o uso de visualização, recitação e meditação.O buddhismo tibetano possuiu quatro escolas — Nyingma, Kagyü, Sakya e Gelug. O Vajrayāna também foi influente na China e no Japão através de duas escolas, a Mi-tsung/Shingon e a T'ien-t'ai/Tendai.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Mudras



Os Mudras são posturas feitas com as mãos usadas na Ioga na dança e nas imagens sagradas do Budismo para despertar e harmonizar os centros energéticos do corpo. Usados na iconografia Buddhista e no Vajrayana, cheios de simbolismo e beleza, esses gestos criam uma conxão do praticante com a energia do Buddha que é invocado pela repetição dos mantras. Eles podem ser praticados a qualquer hora, trazendo calma e concentração para sua vida.



Gesto da Suprema Realização e Meditação

O gesto da mão direita simboliza a concessão da suprema realização. O gesto da mão esquerda simboliza meditação. Juntos, eles representam o poder de Buda de conceder realizações supremas e gerais à seus discípulos, enquanto Ele medita no vazio.




Gesto de Girar a Roda do Dharma

O polegar e o dedo indicador da mão direita representam sabedoria e método combinados. Os outros três dedos levantados simbolizam o ensinamento da Doutrina Budista, que leva os seres comuns aos caminhos dos seres das três habilidades. A posição da mão esquerda simboliza os seres das três habilidades, que seguem o caminho combinado do método e sabedoria. Associado ao ensinamento de Buddha Shakyamuni, ao Buddha Maitreya e, às vezes, é utilizado em representações dos Dhyani-Buddhas Vairochana e Amitabha.



Gesto de Girar a Roda do Dharma e Meditação

O gesto da mão direita representa girar a roda do dharma, enquanto que o da mão esquerda simboliza meditação. Os dois juntos simbolizam ensinar o Dharma enquanto se medita no vazio.



Vitarka Mudra

Gesto do Debate

O gesto da explicação; as pontas dos dedos polegar e indicador da mão direita ficam se tocando. (Em uma variante, a mão direita faz o Abhaya-mudra e a mão faz o Varada-mudra.) Associado às explicações do Buddha Shakyamuni e ao Dhyani-Buddha Vairochana.



Varada Mudra

Gesto da Compaixão

O gesto da realização dos desejos; os dedos da mão direita ficam abaixados. Associado à generosidade e à compaixão do Buddha Shakyamuni e ao Dhyani-Buddha Ratnasambhava.



Namaskara Mudra

Gesto da Prece

O Mudra da oração e da saudação. A simples união de suas mãos no centro do peito simboliza a luz do coração que se irradia para a pessoa que está à sua frente e também para o ser divino que você é. Cumprimenta-se a pessoa com esse gesto dizendo a palavra NAMASTÊ, que quer dizer: "O deus que habita em mim saúda o deus que existe em você."



Dhyana Mudra

Gesto da Meditação

O canal nervoso associado com a mente da Iluminação (Bodhichitta) passa pelos polegares. Assim, juntando os dois polegares nesta postura, com a mão direita sobre a esquerda, é de um significado auspicioso para o futuro desenvolvimento da mente de iluminação. Associado à meditação do Buda Shakyamuni e do Dhyani-Buddha Amitabha



Dharmacakra Mudra

Gesto do Ensinamento




Buddhashramana Mudra

Gesto de Além da Miséria. Também chamado o Gesto da Renúncia

O gesto da renúncia, da eliminação do apego.



Bhutadamara Mudra

Gesto de impedir o Mal

O gesto da proteção




Bhumisparsa Mudra

Um chamado à Terra para testemunhar O Gesto da Iluminação

A mão direita com a ponta dos dedos pressionando a terra. A posição da mão esquerda simboliza meditação. Juntas, elas representam a superação de Buda os obstaculos enquanto meditava no vazio. Associado à firmeza inabalável do Buddha Shakyamuni e ao Dhyani-Buddha Akshobhya.





Abhaya Mudra

Gesto do Destemor. Também chamado de O Gesto da Renúncia.

O gesto da proteção; os dedos da mão direita ficam levantados. Associado à benevolência do Buddha Shakyamuni e ao Dhyani-Buddha Amoghasiddhi

Nenhum comentário:

Postar um comentário