O buddhismo tântrico ou Vajrayāna é a tradição buddhista predominante no Tibet, Nepal, Butão, Mongólia e norte da Índia. Suas práticas enfatizam o uso de visualização, recitação e meditação.O buddhismo tibetano possuiu quatro escolas — Nyingma, Kagyü, Sakya e Gelug. O Vajrayāna também foi influente na China e no Japão através de duas escolas, a Mi-tsung/Shingon e a T'ien-t'ai/Tendai.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

ARVORE DO REFUGIO LINHAGEM KARMA KAGYÜ



O Glorioso Rosário de Ouro da Linhagem Kagyü

Como um rosário sem nenhum elo perdido, a linhagem Kagyü foi transmitida através de uma corrente ininterrupta de mestres e discípulos.
De ambas; a longa transmissao de mestres indianos e a curta transmissao de Tilopa vendo face-a-face a própria iluminação (representada pelo Buda Dorje Chang- Vajradhara), a tradição Kagyudpa foi transmitida com sucesso para os mestres tibetanos. Eles igualmente atingiram a iluminaçao através das práticas da linhagem, e continuaram a transmissão até hoje.



Integrando os caminhos Hinayana, Mahayana e Vajrayana, as práticas Kagyü podem trazer realização ao praticante em uma única vida.

O Mahamudra, conhecido como o Grande Selo ou Grande (Maha) Gesto (mudra), é a meditação que traz a fruição da iluminaçao na prática Kagyü, é o seu mais alto ensinamento.

As Seis Yogas de Naropa, de Niguma e Sukhasiddhi e o cumprimento do tradicional retiro de tres anos, também são práticas da linhagem Kagyü.

As escolas da linhagem Kagyü derivam de duas fontes principais: De Marpa Tchokyi Lodro (1012-1099) – (as Dakpo ou Marpa Kagyü) e de Khyungpo Neldjor (978-1079) (a escola Shangpa Kagyü).
Através do detentor da linhagem conhecido como Dakpo ou Gampopa, as práticas Kadampa de treinamento da mente e o código Vinaya de disciplina monástica foram introduzidos no córpus da linhagem Dakpo Kagyü.

Dzogchen, a Visão Shengtong, o uso de termas (práticas de tesouros revelados) e as práticas da linhagem Shangpa Kagyü também foram integradas mais tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário