O buddhismo tântrico ou Vajrayāna é a tradição buddhista predominante no Tibet, Nepal, Butão, Mongólia e norte da Índia. Suas práticas enfatizam o uso de visualização, recitação e meditação.O buddhismo tibetano possuiu quatro escolas — Nyingma, Kagyü, Sakya e Gelug. O Vajrayāna também foi influente na China e no Japão através de duas escolas, a Mi-tsung/Shingon e a T'ien-t'ai/Tendai.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Cultura de Paz e Responsabilidade Universal



sobre a Cultura de Paz e Responsabilidade Universal, sem a qual a espiritualidade não tem sentido. Foram gravados numa série de palestras CEBB-Rio, no Instituto Oluá, em maio de 2005, com duração total de 6 horas e 19 minutos. Sua Santidade o Dalai Lama, em seu esforço para estabelecer uma conexão entre o pensamento budista e o ocidente, desenvolveu a expressão "Responsabilidade Universal" e tem divulgado esta mensagem por todos os cantos da terra. Quando entendemos esta noção de responsabilidade universal é como se gerássemos um tipo de sonho positivo que nos conduz no caminho e nos possibilita construir o mundo de uma forma positiva. Neste sonho nós somos felizes, nos relacionamos bem com os outros, a natureza está preservada, nós temos saúde, temos educação, podemos crescer de uma forma positiva.




Nesta palestra, proferida no auditório da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Alan Wallace apresenta uma visão de felicidade e saúde mental, calcada na filosofia budista e conceitos da antiga Grécia, que oferece um caminho para a renovação dos conceitos da ciência e cultura ocidentais modernas. Longe de aceitar que a ausência de doenças mentais incapacitantes seja o máximo de bem estar a que se pode aspirar, Alan Wallace aponta o caminho, hoje esquecido, de buscar um estado de verdadeira felicidade e conferir um sentido a nossas vidas, objetivo que não pode ser alcançado através da acumulação incessante de bens materiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário