O buddhismo tântrico ou Vajrayāna é a tradição buddhista predominante no Tibet, Nepal, Butão, Mongólia e norte da Índia. Suas práticas enfatizam o uso de visualização, recitação e meditação.O buddhismo tibetano possuiu quatro escolas — Nyingma, Kagyü, Sakya e Gelug. O Vajrayāna também foi influente na China e no Japão através de duas escolas, a Mi-tsung/Shingon e a T'ien-t'ai/Tendai.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Losar - ano novo tibetano

Para os praticantes do budismo tibetano, a passagem de ano lunar, ou losar, é um momento muito forte, de prática e preparação para o novo ano. É o momento de "limpezas", de purificação e de festa. Para qualquer pessoa mais atenta, esta nova lua pode ser realmente um momento para reflexão.

Vamos celebrar o Ano Novo tibetano a partir das 5h30 de segunda-feira (15), no Templo - este será o ano do Tigre de metal.

É um período excelente para fazermos as melhores aspirações, não somente para nós e para os outros, mas também para que nossa prática espiritual amadureça trazendo cada vez mais benefícios.

Começaremos a cerimônia com a Soberana das Preces de Aspiração e oferecendo katags e lamparinas.

Em seguida, faremos Tsog de Tara Vermelha. Quem não puder estar presente, pode fazer oferendas para o tsog (clique aqui).

O período que antecede o Losar é tradicionalmente usado para fazermos limpeza - não somente do nosso espaço físico, como casa, armários etc, como também de nossa mente.

A intenção é purificarmos os obscurecimentos e abrirmos espaço para a nossa prática espiritual, podendo assim beneficiar todos os seres.

Que este ano seja muito auspicioso!



Tashi delek